Hoje começa uma nova fase na comunicação da secção de basquetebol do Beira-Mar com a abertura de um novo site oficial. Este site irá substituir os actuais blogues que ficarão inactivos a partir de agora.
Para continuar a acompanhar todas as incidências desta secção auri-negra terá seguir o seguinte endereço:
www.beiramarbasket.pt
Agenda
4ª Concentração ABA
Pav. Brandoense, 10h30
Sub13 - 01/12
Esgueira x Beira-Mar
Pav. Esgueira, 14h30
---------
Beira-Mar A x Gafanha
Pav. Beira-Mar, 16h30
---------
Sub 14 - 02/12
Beira-Mar B x BCO
Pav.Beira-Mar, 14h30
GICA x Beira-Mar
Col. Albergaria, 18h30
Beira-Mar x Anadia
Pav.Beira-Mar, 18h30
Horário de Treinos
Sub 13
2ªF: 18h30, EB23 João Afonso
4ªF: 17h, Pav. Beira-Mar
Sábados: 10h, Pav. Beira-Mar
Sub14 B
3ªF: 17h, Pav. Beira-Mar
4ªF: 19h, Pav. S.Bernardo
6ªF: 19h, Pav. S.Bernardo
Sub14 A
3ªF: 17h, Pav. Beira-Mar
4ªF: 18h30, EB23 João Afonso
6ªF: 17h30, Pav. Beira-Mar
Sub16
3ªF: 19h45, Pav. Beira-Mar
4ªF: 20h, EB23 João Afonso
5ªF: 19h45, EB23 J.Afonso
6ªF: 19h, Pav.Beira-Mar
Séniores
3ªF 21h15, Pav. Beira-Mar
4ªF 22h, Pav. Beira-Mar
6ªF 20h30, Pav. Beira-Mar
A equipa de Sub14, após a dupla vitória do fim de semana passado, frente ao Illiabum (63-48) e Gafanha (72-42), garantiu pelo segundo ano consecutivo a presença no Campeonato Nacional.
Este resultado vem confirmar o trabalho de excelência que está a ser feito na formação dos nossos jovens jogadores, já conseguindo estes voltar à disputa dos primeiros lugares com regularidade.
A equipa, orientada pelo Prof. Paulo Brinca, terminou a fase de apuramento em 1º lugar (5 vitórias e 1 derrota) do seu grupo, garantido o preenchimento de 1 das 3 vagas que estavam em disputa. Agora irá defrontar o primeiro classificado do outro grupo (Sanjoanense) em 2 mãos, a fim de se atribuir o 1º e 2º classificado, importante no escalonamento da próxima fase. O primeiro jogo é já no próximo domingo às 16h30 no Pavilhão do Beira-Mar.
Possíveis cenários:
O 1º classificado ficará enquadrado no grupo Centro com o 1º e 2º de Coimbra, 1º da Guarda e 1º e 2º de Viseu, ao passo que o 2º classificado ficará no grupo Norte B com o 2º e 3º do Porto, 2º de Braga, 1º de Vila Real e o 3º de Aveiro
Continuem a elevar bem alto o nome do basqueetbol do Beira-Mar. Parabéns a todos os que de perto trabalham e acompanham estes jovens jogadores.
O Beira-Mar obteve a sua 2ª vitória no CNB1, outra vez fora de portas, em Braga frente ao Sporting local por 68-59.
Desta vez o Beira-Mar, como tem sido hábito, não entrou bem no jogo. E com 5 minutos jogados só tinha 4 pontos concretizados. Até ao final do 1º período a equipa continuou com uma percentagem de lançamento exterior muito baixa (1-7) mas mesmo assim conseguiu terminar o período empatada (11-11).
O segundo período, que costuma ser madrasto para os auri-negros, foi desta vez o melhor parcial. Com um jogo mais esclarecido, uma melhoria significativa na percentagem de lançamentos e com uma defesa muito consistente, a equipa conseguiu superiorizar-se ao seu adversário, chegando ao intervalo já em vantagem (33-23).
Na segunda parte, já se esperava uma reação da equipa da casa, que perante o seu público estava a fazer uma exibição pouco conseguida. O aumento da pressão defensiva, a todo o campo, desorientou um pouco a equipa do Beira-Mar. Cometeram mais erros ofensivos e foram mais macios em termos defensivos, permitindo à equipa do Braga que acreditasse que era possível obter a reviravolta. Mesmo assim, à entrada dos últimos 10 minutos a equipa aveirense ainda comandava (45-42).
No último período, o Sp.Braga galvanizado com a recuperação, continuou a carregar no acelerador e a 7 minutos do final passou mesmo para a frente do marcador(47-48). A partir deste momento a equipa auri-negra tinha de puxar dos galões e com o jogo empatado a 5 minutos do fim (52-52) conseguiram ser muito esclarecidos e serenos, arrancando um parcial de 16-7 e fechou o jogo a seu favor.
Vitória importante (2ª e novamente fora de portas) e moralizadora para uma equipa que partiu para este jogo privada de 3 jogadores: Dinis Amorim (lesionado), André Pedrosa (motivos pessoais) e René Mota (motivos profissionais).
Jogaram pelo Beira-Mar: Mauro Nascimento (19), Pedro Vasco (3), Samuel Lóio (14), João Teles (16) e Ângelo Oliveira (11) - 5 inicial - Ricardo Pinto (3), Diogo Reis e Ismael Mané (2)
A secção de basquetebol irá lançar no próximo dia 6 de Dezembro duas novas plataformas de comunicação para os sócios do clube e todos aqueles que queiram acompanhar o dia a dia desta secção histórica do S.C:Beira-Mar. A saber: um programa de rádio exclusivamente dedicado a esta modalidade do clube e o seu site oficial.
Programa de rádio "Beira-Mar Basket"
Este programa irá para o ar, na antena da Rádio Ás, todas as primeiras 5ª feiras (de cada mês) às 19h, com locução da Sara Carvalho.
Um programa com uma duração de 45 minutos, que contemplará sempre uma entrevista a pessoas ligadas ao universo do basquetebol auri-negro, além dos resultados das equipas, eventos organizados pela secção, promoção de jogos e actividades, entre outros pontos de interesse.
O primeiro programa irá contar com a presença do coordenador da secção Hugo Reis.
Pode ouvir AQUI
Site Oficial da Secção
O site oficial da secção é um projecto que há muito estava na gaveta e que só agora se tornou possível de realizar. Vem substituir os dois blogues já existentes, compilando a informação num só espaço.
Será um espaço que queremos mais dinâmico que os actuais, contemplando informação mais diversificada e regular, promoção de eventos e merchandising, galerias de fotos e videos, constituição das equipas, resultados, calendários, entre outras novidades que poderão ser observadas aquando a sua publicação.
Será um espaço que para além das notícias da actualidade, não esquecerá o passado glorioso da secção, relembrando episódios e imagens que fazem parte da sua história.
Fiquem atentos!
Ainda não foi desta que a equipa sénior conseguiu vencer em casa, perdendo desta vez com o Vasco da Gama por 60-75.
Como tem sido hábito a equipa entrou bem na partida e venceu o primeiro período por 14-9. Da mesma que tem sido hábito ganhar o primeiro parcial, também começa a ser evidente que o segundo período começa a ser demasiadas vezes decisivo no desenrolar dos encontros, em desfavor dos auri-negros. Este jogo não fugiu á "regra", e foi neste mesmo período que o Vasco começou a evidenciar todas as suas qualidades, em contra-ciclo com a quebra de produção dos da casa (22-33 ao intervalo).
No regresso do balneário a equipa uniu-se em torno da recuperação e tudo estava a correr de feição, com uma defesa muito acertiva, eficácia ofensiva e bons pormenores técnicos. Conseguiu o Beira-Mar a 1 minuto para acabar o período chegar à diferença minima no marcador (45-46), mas...aí os auri-negros em alguns momentos de desconcentração permitiu o Vasco ganhar novamente vantagem até aos 7 pontos (45-52 no final do 3º período).
Depois do que se presenciou em grande parte do 3º período, parecia possível haver nova recuperação, mas um triplo do Vasco na jogada de saida foi com uma "machadada" nas aspirações da equipa, talvez o lance mais decisivo da partida. A partir daqui os visitantes controlaram as operações, nunca deixando que o Beira-Mar se aproximasse de forma perigosa.
Nota-se que o Beira-Mar é ainda uma equipa que ainda continua à procura da sua melhor forma, e que tem massa humana para voltar rapidamente aos bons resultados. Realce para o regresso à competição do João Teles, que será mais uma opção para o treinador Renato Soares.
Jogaram pelo Beira-Mar: Samuel Lóio (8), Ricardo Pinto (4), Mauro Nascimento (8), Dinis Amorim (16) e Ângelo Oliveira (2) - 5 inicial - André Pedrosa (11), João Teles (11), Ismael Mané, Pedro Vasco e Pedro Cardoso.
A equipa sénior deslocou-se à Póvoa do Varzim, tendo perdido após prolongamento por 76-81 (67-67 no final do tempo regulamentar) frente ao Desp. da Póvoa, que na época disputou a Proliga,
Um jogo que podia ter perfeitamente "caído" para os auri-negros, pois desperdiçaram dois lances livres a 3 segundos do final (com o jogo empatado) e tendo ainda garantido o ressalto, que por muito pouco não entrou. Este (lances-livres) foi um dos pontos negativos da equipa do Beira-Mar (14 falhados no total).
Relativamente ao desenrolar da partida, a equipa entrou muito bem na partida como já tinha acontecido no jogo anterior frente ao Vale de Cambra, vencendo o 1º período por 18-13. No segundo período as a equipa começou a complicar os seus processos ofensivos, e em sentido inverso o Desp. Póvoa melhorou signitivamente, não estranhando que o intervalo chegasse já com a equipa da casa na frente por 6 pontos (30-36).
O inicio da segunda parte continuava a desiquilibrar a balança para os da casa, chegando a uma diferença de 12 pontos à maior. Mas quando tudo parecia comprometido a equipa auri-negra arranca para um parcial de 13-0 e consegue a reviravolta no marcador. Galvanizados continuam a carregar no acelerador acabando o período à frente por 5 pontos, Este foi sem dúvida o melhor período da equipa.
O último período trouxe a natural reacção da equipa do Desp. Póvoa, e assistiu-se a um jogo impróprio para cardiacos até final. O Beira-Mar teve algumas oportunidades para conseguir fechar o jogo a seu favor, mas por mera infelicidade, falta de concentração e mérito da equipa da casa não o conseguiu.
O prolongamento era um castigo para a equipa auri-negra. O Beira-Mar começou a assumir o jogo, ganhando uma vantagem de 3 pontos que perdurou por alguns minutos. Mas, um triplo com falta desiquilibrou a balança para os da casa. A equipa tentou ainda reagir e voltar de novo para a frente, mas as coisas já não correram como era desejado e acabaram por perder de forma inglória, uma partida que tiveram na mão.
Notou-se muitas melhorias em termos de jogo ofensivo e defensivo (principalmente no 3º período), revelando que a equipa ainda tem muito de positivo para fazer neste campeonato.
Vamos apoiar a equipa a inverter estes últimos resultados já no próximo jogo frente ao Vasco da Gama.
Jogaram pelo Beira-Mar: Samuel Lóio (12), Ricardo Pinto (8), Mauro Nascimento (6), Dinis Amorim (21) e Ângelo Oliveira (24) - 5 inicial - Diogo Reis (2), André Pedrosa (3) e Pedro Vasco.
Parciais: 1ºP: 18-13, 2ºP: 12-23, 3ºP: 23-12, 4ºP: 14-19, Prol: 9-14
A equipa sénior perdeu de novo em casa, agora frente ao Vale de Cambra, por 60-81.
O primeiro período foi dominado pelo Beira-Mar (18-15), que nesta altura jogava de forma eficaz e esclarecida. Nada fazia prever o que veio a seguir.
A alteração da defesa da equipa adversária não foi nada benéfica para os auri-negros, e a eficácia da linha exterior dos homens de Vale de Cambra começava a fazer mossa, chegando ao intervalo já na frente por 26-36.
No segundo tempo, mais do mesmo. A equipa do Beira-Mar continuava a não conseguir contrariar o lançamento exterior (10 no total) e a defesa zona do seu adversário, vendo o resultado distanciar-se a favor dos visitantes.
Um jogo pouco conseguido da equipa do Beira-Mar (ainda longe do seu real valor), frente a uma equipa madura e muito regular.
Jogaram pelo Beira-Mar: Samuel Lóio (23), Ricardo Pinto (8), Mauro Nascimento (8), Dinis Amorim (10) e Ângelo Oliveira (4) - 5 inicial - Pedro Vasco, Diogo Reis (3), André Pedrosa (4), René Mota, Pedro Cardoso e Rúben Marques.
Períodos: 1ºP: 18-15, 2ºP: 8-21, 3ºP:11-20, 4ºP: 23-25
No próximo fim de semana decorre a 1º ação de observação dos atletas Sub14 e Sub16 com vista à constituição das Seleções Distritais de Aveiro.
O SC Beira-Mar terá presente nestes treinos de observação (dia 3 novembro no pav. do Galitos às 17h) os seguintes atletas:
Sub 16 masculinos
João Moita
João Sardo
Tiago Coutinho
Sub 14 masculinos
Francisco Paiva
João Pinto
Pedro Salgado
Tiago Nazário
Tiago Tavares
Sub14 B - Grupo Distrital 1
SC Beira-Mar "B", Anadia FC, BCO, Galitos "A", Oliveirense e Sanjoanense "B"
SC Beira-Mar, ACR Vale Cambra, Atómicos SC, GD Gafanha, GICA, Galitos "B" e Ovarense "B"
A equipa senior deslocou-se ao sempre difícil pavilhão do Colégio dos Orfãos conseguindo a primeira vitória do campeonato, vencendo o Salesianos por 72-64.
Uma entrada em jogo pouco conseguida fez com que a equipa do Salesianos terminasse o 1º período com uma vantagem de 10 pontos, vantagem essa que os auri-negros recuperaram até ao intervalo.
No segundo tempo o jogo continuou equilibrado, sendo que a equipa do Beira-Mar decidiu o jogo a seu favor no último período da partida. Uma vitória moralizadora num campo tendencialmente difícil, e que marcou a estreia do Mauro Nascimento que regressa de novo ao Beira-Mar, depois de ter jogado o ano passado no C.P.Roser (Catalunha-Espanha).
A equipa sénior começou o campeonato CNB1 com o pé esquerdo, perdendo com o Galitos por 55-70.
O Beira-Mar não entrou nada bem no jogo e teve sempre muitas dificuldades em termos ofensivos para ultrapassar a boa organização da equipa adversária. O 2º período não foi melhor, mesmo com as alterações produzidas pelo treinador, chegando ao intervalo a perder por 25-38.
O intervalo podia ser o tónico que os auri-negros necessitavam, mas pelo contrário, o Galitos continuou a avolumar o marcador sem que os homens da casa conseguissem contrariar esse dominio.
Com uma desvantagem de 18 pontos para recuperar nos últimos 10 minutos, o Beira-Mar finalmente reagiu de uma forma positiva, conseguindo baixar a barreira da dezena de pontos e tendo mesmo hipotese (3 posses de bola) para se aproximar ainda mais, mas sem sucesso. O Galitos com uma boa eficácia de lançamento exterior conseguiu assim fechar o jogo nos 55-70 finais.
A equipa ainda tem muita margem de evolução e capacidade para melhorar as suas prestações nos proximos desafios.
O primeiro derbi aveirense que chamou muitos adeptos de basquetebol ao pavilhão do Alboi.
Jogaram pelo Beira-Mar: Samuel Lóio (12), Ricardo Pinto (8), André Pedrosa (6), Dinis Amorim (12) e Ângelo Oliveira (14) - 5 inicial - Pedro Vasco (1), Diogo Reis (2), Ismael Mané e Pedro Cardoso.


Decorreu no passado Domingo a apresentação de todas as equipas que irão competir na presente época com a camisola do Beira-Mar. Foi um dia muito preenchido, com muitos jogos e muita animação nas bancadas e no “Beira-Bar”, gerido pela Comissão de Pais da secção de basquetebol.
Aproveitamos a ocasião para agradecer ao CP Esgueira pela presença com as suas equipas de minibasquete e sub-13.
Face a algumas ausências na equipa sénior que disputou o jogo de apresentação frente ao FCP Dragon Force, a foto oficial da equipa será tirada no primeiro jogo oficial do CNB1. Seguem as fotografias oficiais das equipas de formação: